Autoridades governamentais da China e cidadãos chineses foram convidados a participar de um voo a bordo do EH216-S, um carro voador elétrico de decolagem e pouso vertical (eVTOL). Esta realização ocorreu em duas cidades da China, Guangzhou e Hefei. O governo de Hefei selecionou o Parque Central de Luogango como local de operação para o eVTOL. Este parque é um dos maiores parques urbanos do mundo e uma atração turística movimentada.

A primeira aeronave EH216-S a entrar em serviço comercial será dedicada a passeios aéreos e voos de táxi aéreo para turistas. As autoridades locais em Hefei comprometeram-se a adquirir 100 unidades do eVTOL da EHang, antecipando uma alta demanda nos próximos meses e anos.

No final de 2023, o eVTOL chinês para operações não tripuladas obteve o primeiro certificado de aeronavegabilidade padrão do mundo para passageiros. Os primeiros táxis aéreos comerciais da EHang prometem trazer para a mobilidade aérea o que os robo-táxis e ônibus não tripulados trouxeram para o transporte terrestre.

O EH216-S destacou-se ao ser oficialmente selecionado pela Polícia Nacional Espanhola, tornando-se o primeiro eVTOL desse tipo a ser escolhido por uma força policial na União Europeia. Durante uma impressionante turnê por quatro cidades no Japão, o veículo estabeleceu vários recordes.

O EH216-S tornou-se o primeiro eVTOL do tipo a ser oficialmente selecionado por uma força policial na União Europeia. Foto: Divulgação

Classificado como um UAV de curto alcance com capacidade para dois ocupantes, o EH216-S foi projetado para operar a uma altitude máxima de 9.800 pés (3.000 metros) a uma velocidade de 80,7 mph (130 km/h).

Com alcance de até 22 milhas (35 km) em uma única carga, suas baterias requerem duas horas para uma recarga completa. Embora não se destaque em desempenho em comparação com eVTOLs de médio alcance, o EH216-S lidera quando se trata de voo autônomo.

Leia também: