Comissão da TO-500 reúne-se com indígenas para traçar projeto da Transbananal

17 fevereiro 2018 às 10h39
COMPARTILHAR
Após três meses de audiências e reuniões em Brasília (DF), o coordenador-geral da Comissão da TO-500 (Travessia da Ilha do Bananal) e presidente estadual do PMDB, Derval de Paiva, acompanhado do engenheiro José Rubens Mazzaro, com o apoio do senador José Medeiros (Podemos/MT) planejam a arrancada final, visando a implantação definitiva da Rodovia TO 500.
Nessas audiências e reuniões foram apresentados todos os detalhes do referido projeto, e confeccionado um exemplar da “NOTA TÉCNICA – 2017”, que detalha passo a passo as etapas já executadas.
Segundo o engenheiro responsável pelo projeto, José Mazzaro, durante as audiências foram apresentados também os Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica, Ambiental e Social, juntamente com o Projeto Básico de Engenharia da TO-500 e todos os Estudos de Logística de Transporte e de Desenvolvimento Regional de todo o Centro-Norte do País, atualizados para 2018.
A meta é realizar várias audiências junto às comunidades indígenas. Segundo o engenheiro em uma reunião com o governador do Tocantins, Marcelo Miranda (MDB), ficou determinado que ele tomasse a frente de todas as audiências públicas junto à comunidade indígena. A audiência pública com os javaés será realizada no dia 22 de fevereiro em Formoso do Araguaia, e com os carajás, dia 24 de fevereiro, na Aldeia Santa Izabel. Serão convidados, além dos caciques e lideranças indígenas, representantes do Ministério Público Federal, Funai e Ibama, além de um representante do governo do Tocantins.