Detran e PRF realizam operação na abertura do Maio Amarelo

05 maio 2023 às 08h30

COMPARTILHAR
Nesta sexta-feira, 5, o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizarão uma operação conjunta em referência à abertura da programação do Maio Amarelo, um movimento mundial de conscientização para a vida e redução de acidentes de trânsito. Às 9h, o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir Soares, participará de uma blitz educativa no Posto da PRF, localizado na BR 153, Km 525, na saída para Hidrolândia.
Leia mais: Prefeito Rogério Cruz lança campanha por trânsito mais seguro em Goiânia
No ano passado, segundo estatísticas da Secretaria de Segurança Pública, ocorreram 1.732 mortes no trânsito. De janeiro a abril deste ano, foram 442 óbitos. De acordo com a PRF, a expectativa é de que uma abordagem baseada na educação e na conscientização dos usuários de vias públicas, aliada à fiscalização rigorosa, possa alcançar resultados mais consistentes na redução de mortos e feridos no trânsito.
Durante todo o mês de maio, o Detran-GO intensificará as ações educativas em parceria com instituições públicas e privadas para estimular o debate sobre a prevenção de acidentes de trânsito. Neste ano, o Maio Amarelo conta com 48 ações programadas, entre palestras, blitz, Detranzinho, ações e campanhas educativas. Os trabalhos tiveram início no dia 2 de maio e vão até dia 31.
Campanha Maio Amarelo
O Movimento Maio Amarelo surgiu em 2011 a partir da decretação da Década de Ação para a Segurança no Trânsito, pela Organização das Nações Unidas (ONU). Desde então, o mês de maio se tornou calendário de referência para a intensificação de ações em diversos países, visando a redução da violência no trânsito. Como curiosidade, a cor amarela foi escolhida por representar o sinal de “atenção” na sinalização das vias, mais especificamente nos semáforos.
Resolução do CONTRAN estabelece que as campanhas educativas de trânsito em 2023, a serem veiculadas pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), contenham a mensagem “No trânsito, escolha a vida”. Para o Maio Amarelo deste ano, a Polícia Rodoviária Federal foi além e acrescentou o tema “Nossas escolhas salvam vidas”, reforçando a necessidade de conscientização e a convicção de que a maior parte dos acidentes pode ser evitada.