O goiano é um povo que gosta de viajar. A afirmação vem de consultores turístico e donos de agências de viagens de Goiânia. Mesmo após uma pandemia que dizimou a vida de milhares de pessoas e provocou uma estagnação econômica, não somente em Goiás, mas no mundo por conta do lockdown.

Consultores relatam que o goiano viaja mesmo sem motivo aparente, como em tempos de férias por exemplo. De acordo com a consultora de viagens Olivia Palmeira, da Opentour Agência de Viagens, no pós-pandemia houve um crescimento considerável de venda de pacotes turísticos.  “Como ficaram sem viajar, pois estava tudo fechado, quando aconteceu a liberação para viajar no Brasil, a procura foi maior. Da mesma forma foi em relação às viagens internacionais, com a liberação das fronteiras, a procura aumentou ainda mais”, frisa.

Lívia destaca que mesmo durante a pandemia, as viagens para as Ilhas Maldivas, no Oceano Índico, ao sudoeste do Sri Lanka e da Índia, foram mais procuradas nesse período. Dos cinco consultores entrevistados para essa matéria, todos concordam que dos destinos nacionais mais procurados, ainda predomina o Nordeste brasileiro, por causa das suas belas praias.

Ponto turístico de Veneza na Itália l Foto: reprodução

Para Erika Ávila, Diretora e Consultora da All Flags viagens e turismo, o goiano acelerou a vontade de viajar depois da pandemia, por ter ficado muito tempo sem poder fazê-lo. “Os goianos voltaram com muita vontade de desbravar o mundo. Dentro das condições de cada um”, disse.

Dentro dessa perspectiva, a reportagem do Jornal Opção decidiu ouvir algumas agências de turismo para mostrar quais os destinos mais visitados pelos goianos em 2023. Sejam eles internacionais, nacionais e regionais.

“A demanda aqui comigo é muito alta, em especial por pacotes internacionais. O Goiano tem definitivamente uma vocação internacional”, avalia Marcelo F Magalhaes, proprietário da MM Home Office.

De acordo com Marcelo, a procura é bem maior para fora do país do que para viagens nacionais. Contudo, quando se trata de viajar em território nacional, a maior demanda é para as regiões praianas do Nordeste brasileiro. Marcelo, no entanto, destaca que os valores dos pacotes comercializados com ele chegam a custar entre R$ 18 a R$ 25 mil, por casal.

Marcelo enumera que os destinos internacionais mais procurados são Nova York, nos Estados Unidos; Lisboa, em Portugal; Londres, no Reino Unido; Madrid, na Espanha e Cancun, no México. Entre os locais turísticos nacionais com recordes de procura estão Natal, capital do Rio grande do Norte; Fortaleza, capital cearense e Maceió, capital alagoana. Marcelo ainda informa que praticamente 100% das viagens são a lazer.

Ponto turístico de Lisboa em Portugal l Foto: reprodução

Já Erika Vilela se diz muito animada com o cliente goiano e principalmente nessa época do ano, em que ele prioriza viajar. Entre as rotas nacionais com maior demanda estão Porto de Galinhas, no Estado de Pernambuco; Porto Seguro, na Bahia; Natal, no Rio Grande do Norte; Maceió, em Alagoas; e Gramado, no Rio Grande do Sul.

Entre os roteiros internacionais, Erika evidencia a Itália que está sendo muito procurada principalmente para casais em lua de mel. “Houve uma maior divulgação do País e isso provocou o desejo dos goianos em conhecer as belezas da Itália”, sublinha. Além da Itália, Erika ressalta a Disney, nos Estados Unidos; Paris, capital da França e Lisboa, como campeãs de vendas em sua agência.

Olivia Palmeira, por sua vez, fortalece a ideia de que os goianos privilegiam os locais com praias na hora de escolher o destino, seja nacional ou internacional. A consultora frisa que a Itália está batendo recordes de venda em 2023, até o momento. Cidades como, Florença Toscana, Roma, Veneza e Milão estão entre as mais desejadas. Portugal, França e Disney Estados Unidos completam a lista.

Os itinerários nacionais com maior venda estão Fernando de Noronha, em Pernambuco; Jericoacoara, no Ceará; Resorts e Praia do Forte localizados no litoral baiano. Outro destino com alto número de demanda é Porto de Galinhas, Pernambuco, principalmente por famílias com crianças, relata, Olivia.

David Rodrigues ressalta que talvez por Goiás não ser um Estado banhado pelo mar, isso fortaleça o turismo. David corrobora do pensamento de outros colegas do ramo, quando dizem que o goiano gosta de viajar, aliás, David destaca a presença feminina nessa procura. “O turismo vem gerando uma transformação enorme, principalmente em relação às mulheres que vem cada vez mais tomando gosto por viajar. Para se ter uma ideia, 70% dos meus clientes são o público feminino; 20 $ são de casais e apenas 10% de homens.

  Nacionalmente os pacotes mais vendidos na Goiás Adentro são para Porto Seguro; Maceió, Natal, Fortaleza e Recife, Pernambuco. David lembra que Florianópolis, e Camboriú, ambas cidades e litorais de Santa Catarina são muito requisitadas. Buenos Aires, Uruguai e Peru na América do Sul, aparecem com alta procura pelos goianos. Ele considera que os valores para esses países ficam mais em conta.

Cachoeira na Chapada dos Veadeiros Alto paraíso Goiás l Foto: reprodução

Ademais, David Rodrigues aponta Estados Unidos, Portugal, Espanha, Itália, como Campeões na preferência goiana nesse ano. Além de comercializar pacotes internacionais, a Goiás Adentro tem um foco no turismo regional, isto é, dentro do estado de Goiás, reitera.  O empresário traz alguns destinos que tem caído na graça dos goianos, como Caldas Novas, Pirenópolis, Cidade de Goiás. Porém, David salienta o aumento pelo ecoturismo que vem ganhando força no estado e com isso uma alta demanda por esse serviço.  

Dentre os municípios mais visitados, o empresário destaca São Jorge, Colinas, Alto Paraíso, Cavalcante e São João d`Aliança, que fazem parte da Chapada dos veadeiros.                                                          

Das quatro agências entrevistadas, a reportagem concluiu que os lugares mais visitados internacionalmente foram: Estados Unidos, Portugal e Itália, sendo que a Itália está em primeiro lugar. Já entre os destinos nacionais se destacam Natal, Fortaleza e Maceió, das quais, Natal, capital potiguar, figura no topo das preferencias goianas.

Leia também:

Governo de Goiás abre inscrições para curso técnico em Guia de Turismo