A posse de Médici, a Praça dos Três Poderes e o distante busto de JK

30 outubro 2024 às 20h30

COMPARTILHAR
Mais um governo da ditadura começava. Mais um presidente general no Planalto. Mais um linha dura no poder. Em 30 de outubro de 1969, Emílio Garrastazu Médici tomava posse na Presidência da República. Começava o governo do milagre econômico, do “ninguém segura este país” e do combate à luta armada de esquerda.
Esta foto publicada na Revista Manchete mostra a Praça dos Três Poderes no dia da posse de Médici. No lado direito é possível ver o busto de Juscelino Kubitschek, uma homenagem que os candangos fizeram ao presidente que construiu Brasília. Aliás, a sucessão de JK para Jânio Quadros, em 1961, foi a última sucessão presidencial entre civis. Depois do golpe de 1964, somente militares trocariam a faixa presidencial. Os três últimos presidentes civis estavam cassados e longe da Praça dos Três Poderes.
Do alto do parlatório do Palácio do Planalto, o general empossado via uma Brasília ainda isolada de tudo e de todos. O cerrado ainda predominava na sede do poder. Estávamos em 1969 e ainda demoraria alguns anos para a ditadura acabar. Enquanto Médici olhava o novo horizonte que o esperava, o busto de Juscelino Kubitschek permanecia intacto na Praça dos Três Poderes.