Alexandre Padilha é confirmado no Ministério da Saúde no lugar de Nísia Trindade

25 fevereiro 2025 às 19h38

COMPARTILHAR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou a exoneração da ministra da Saúde, Nísia Trindade. Quem assume a pasta será o atual titula do ministério da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
A decisão foi comunicada à ministra durante reunião no Planalto, nesta tarde. A troca de comando será oficializada durante cerimônia de posse marcada para 6 de março.
A substituição de Nísia já vinha sendo cogitada há semanas como parte de uma reforma ministerial gradual, com o objetivo de fortalecer o governo Lula em dois aspectos fundamentais: a articulação com o Congresso e a recuperação de sua popularidade entre os eleitores.
Lula busca dar um tom mais político aos ministérios e tem cobrado de seus ministros uma defesa mais ativa das conquistas de sua gestão. Além disso, ele deve considerar a inclusão de indicações do Centrão, grupo informal na Câmara dos Deputados que reúne parlamentares de partidos de centro e centro-direita.
Alexandre Padilha, um dos nomes de confiança de Lula, foi designado no início do governo para comandar a Secretaria de Relações Institucionais (SRI), encarregada da articulação do Planalto com o Congresso Nacional.
Deputado federal pelo PT de São Paulo, Padilha já havia desempenhado essa função no segundo mandato de Lula. Médico sanitarista, doutor em Saúde Pública e professor universitário, também atuou como ministro da Saúde no governo de Dilma Rousseff, entre 2011 e 2014, período em que foi criado o programa Mais Médicos.
Leia também:
Lula quer mudança e pode trocar Nísia por Padilha no Ministério da Saúde