Apenas 4 cursos de direito em Goiás recebem o Selo OAB; veja quais

21 junho 2024 às 18h07

COMPARTILHAR
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) concedeu o selo da instituição para apenas quatro cursos de direito em Goiás. Criado em 2001, o reconhecimento é um indicador que avalia a qualidade da educação jurídica no Brasil.
Segundo divulgado pela Ordem, os cursos de direito da Universidade Federal de Goiás (UFG) de Goiânia e da Cidade de Goiás, além da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e da Universidade Federal de Jataí (UFJ) receberam o selo.

Para definir um indicador de qualidade da educação jurídica, o Selo OAB combina os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), com os resultados dos exames da OAB, utilizando um procedimento científico baseado na estatística clássica.
A Nota Técnica da 6ª edição do Selo OAB menciona que “não é razoável esperar que haja um único indicador capaz de contemplar todos os objetivos propostos por um processo amplo e complexo de avaliação como o Sinaes e que capture toda a pluralidade de cada uma das IES brasileiras.”
Nesta oitava edição, 198 cursos foram contemplados, utilizando informações de 2.106 cursos de todas as regiões do Brasil. A análise estatística incluiu cursos com participantes presentes em pelo menos três dos cinco exames e um total mínimo de 60 participantes, resultando na admissibilidade de 1.387 cursos de Direito.
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), criado pela Lei nº 10.861/2004, completa vinte anos, com o objetivo de assegurar um processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico dos estudantes.
Na oitava edição do Selo OAB, a nota foi calculada como a média aritmética ponderada dos conceitos Enade e das notas dos cinco exames da OAB, com pesos 1 e 9, respectivamente, multiplicada por um fator 2, resultando em um valor na escala de 0 a 10 pontos.


Leia também: