A aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registrou uma queda significativa, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira,14. O índice de aprovação caiu para 24%, enquanto a reprovação subiu para 41%. A queda de 11 pontos percentuais em dois meses é considerada inédita.

Reprovação recorde

Dos entrevistados, 32% avaliam o governo como regular e 2% não souberam ou não responderam. Segundo o instituto, esse é o pior nível de aprovação registrado nos três mandatos de Lula, e a reprovação também atingiu um patamar histórico.

No primeiro mandato do petista (2003-2006), o menor índice de aprovação havia sido de 28%, registrado em outubro e dezembro de 2005, no auge da crise do mensalão. Até então, a maior taxa de reprovação havia sido registrada em dezembro de 2024, com 34%.

O levantamento do Datafolha foi realizado entre segunda-feira, 10, e terça-feira, 11, ouvindo 2.007 eleitores de 113 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Desempenho por classe social

A pesquisa também mostrou uma queda expressiva na aprovação entre as classes sociais. Entre aqueles que ganham até dois salários-mínimos, o índice caiu de 44% para 29% entre dezembro de 2024 e fevereiro deste ano. A margem de erro nesse grupo é de três pontos percentuais.

Já entre os que ganham acima de dez salários-mínimos, a aprovação passou de 32% para 18%. Nesse segmento, a margem de erro é de 12 pontos percentuais.

Resultados da pesquisa

  • Ótimo/bom: 24% (eram 35% em dezembro);
  • Regular: 32% (eram 29% em dezembro);
  • Ruim/péssimo: 41% (eram 34% em dezembro);
  • Não sabem: 2% (era 1% em dezembro).

Leia também:

“Nós temos pobres, mas temos orgulho”: Lula diz que não vai “maquiar” Belém para COP30

Caiado chega a 7,5% e aparece em terceiro na disputa presidencial, aponta pesquisa Atlas/Intel