Banda Sinfônica Jovem de Goiás apresenta concerto ‘Domingo de Primavera’ neste fim de semana

19 outubro 2024 às 09h15

COMPARTILHAR
A Banda Sinfônica Jovem de Goiás apresenta o concerto “Domingo de Primavera”, sob a batuta do maestro potiguar Adalto Soares. O concerto está marcado para este domingo, 20, às 11h, no Teatro Escola Basileu França. Os ingressos custam R$ 5 e qualquer pessoa pode adquirir o seu na plataforma Sympla. A apresentação promete emocionar e encantar o público, combinando ritmos brasileiros e arranjos de clássicos do repertório sinfônico, com composições que exaltam a versatilidade da banda.
O maestro convidado Adalto Soares é professor de trompa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutor em Música pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Soares tocou em grandes orquestras de diversos estados brasileiros. Sendo assim, atualmente, o maestro atua como professor nos principais festivais de música clássica nacionais e sul-americanos e desenvolve também carreira solo como trompista, com CDs lançados pelo grupo de choro Horn Brasil, Orquestra de Sopro Brasileira Tatuí e Orquestra de Sopro de Karlsruhe, da Alemanha.
Famoso porque tem criatividade nas iniciativas que concebe e coordena, Adalto Soares é o idealizador da Orquestra de Metais Lyra Tatuí, um dos mais inventivos projetos socioculturais do Brasil, com a qual excursionou diversas vezes pela Europa.
O repertório consiste das seguintes músicas:
- “Lamento Sertanejo e Feira de Mangaio para 4 Trompas”, uma celebração da música popular brasileira;
- “Mazama”, de Jay Chattaway, uma obra que traz o mistério da natureza em forma musical;
- “African Symphony”, de Van McCoy, uma peça de inspiração africana;
- “Prince Igor – Polovtsian Dances”, de Alexandre Borodin, um clássico que traz o ritmo das danças folclóricas russas;
- “Dobrado Dois Corações”, de Pedro Salgado, um tributo ao tradicional gênero do dobrado, peça que exalta o virtuosismo dos músicos;
- “Febre Espanhola”, de Jay Chattaway, uma composição envolvente, com toques de paixão e intensidade;
- “Dança Brasileira”, de Camargo Guarnieri, que combina a vivacidade das danças populares com a elegância da música erudita
Formação
Na formação da Banda Sinfônica Jovem de Goiás, predominam instrumentos de sopro e percussão, além do piano. O grupo conta com 60 estudantes de música e tem como objetivo a formação profissional de jovens entre 14 e 26 anos, oferecendo aulas gratuitas de teoria musical, prática instrumental e prática de conjunto. Portanto, a Banda Sinfônica desempenha um papel crucial na divulgação e criação de repertório original, destacando-se pela versatilidade em produzir tanto concertos sinfônicos quanto populares.
Além disso, a Banda também é beneficiária do programa Bolsa Artista, criado pelo Governo de Goiás para proporcionar aos jovens acesso à educação, cultura e inclusão social. Muitos dos talentosos alunos que recebem essa bolsa, fornecida por meio do Goiás Social, provêm de famílias economicamente menos favorecidas. A instituição desempenha um papel vital em suas vidas, fornecendo-lhes as ferramentas necessárias para sua formação e educação profissional.
A Banda Sinfônica Jovem de Goiás é um dos grupos sinfônicos da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, instituição do Governo de Goiás ligada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e gerida, por meio de convênio, pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT) da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Informações:
O que?
Banda Sinfônica Jovem de Goiás apresenta o Concerto Domingo de Primavera
Quando?
20 de outubro (domingo), às 11h
Onde?
Teatro Escola Basileu França
Quanto?
R$ 5, pelo link abre.go.gov.br/domindodaprimavera
Leia também:
Exposição ‘Abrir Horizontes 2’ tem abertura nesta quinta-feira, 17, em Goiânia
Escritora goiana lança livro “Eu quero a árvore que existe”
Ubirajara Galli, um Pilar da Cultura Goiana toma posse na Academia Goianiense de Letras