Chuvas em Goiânia devem começar mais fraca e se intensificar com o passar da semana

08 outubro 2024 às 19h24

COMPARTILHAR
As chuvas em Goiânia devem começar um pouco mais fracas e se intensificar com o passar da semana, sendo mais intensas no fim de semana. Segundo o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), André Amorim, a expectativa é de que as primeiras chuvas em Goiânia “não passem de 2mm”.
“As primeiras chuvas serão de baixo volume mas, com o passar dos dias elas irão aumentando. A tendência é que tenhamos volumes maiores de chuvas no final de semana. Isso não quer dizer que não possa chover ou ter uma tempestade, mas a expectativa é de chuvas mais leves”, explicou André ao Jornal Opção.
Segundo André, ainda está ocorrendo uma transição entre o período seco e o período chuvoso. “De terça para quarta já era esperado que acontecesse essa transição. A visão é de que a chuva seria um pouco mais baixa e ir aumentando. Então não começou o período chuvoso ainda. Estão apenas acontecendo as primeiras chuvas”, completa.
André explica que caso ocorra chuvas isoladas, não é o suficiente para a capital sair da estiagem. “A massa de ar quente sobe e desce. Aí acontece uma chuvinha no Sul, no Para, no Tocantins e algumas regiões de Goiás”, explica.
“A tendência é de que as chuvas voltem a ocorrer com mais frequência na segunda quinzena de outubro. Essas chuvas são chuvas mais intensas. Quando existem chuvas isoladas todos ficam alegres mas, no fim, não resolve nada”, disse.
Leia também
Goiânia deve se manter sem chuvas até o fim de setembro, diz previsão