A goiana Elaine Palazzo, de 36 anos, tem uma impressionante trajetória no mundo do jiu-jitsu. Ela iniciou sua jornada nesse esporte aos 17 anos e tem se dedicado com afinco nos últimos anos. “Meu irmão já fazia na época, depois conheci meu namorado [hoje marido] que também pratica. Comecei a lutar, até fiquei mais de 10 anos parada, mas voltei há sete anos e não parei mais”, conta. E agora, ela se prepara para alçar um voo ambicioso no esporte.

Atualmente, a lutadora é auxiliar de atividades educativas no CMEI Orienteville, em Goiânia, e para conciliar com o jiu-jitsu, treina no período noturno. Ela já conquistou medalhas em diversas competições, as quais se destacam em rankings tanto nacionais quanto internacionais.

Uma das conquistas notáveis de Elaine foi a vitória no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu (CBJJ), alcançada em maio deste ano. Seu desempenho a colocou como a líder do ranking da Federação Mundial.

Seus olhos agora estão voltados para o próximo desafio, que é a participação no World Master IBJJF Jiu-Jitsu Championship 2023, agendado para o dia 31 de agosto, em Las Vegas (EUA), onde vai com o marido.

(Elaine Palazzo exibe conquista em competição de jiu-jitsu | Foto: Arquivo pessoal)

“A gente vai sair no dia 26 e vamos ficar na casa de um amigo em Atlanta. Depois vamos para Las Vegas no dia 30. Meu objetivo é sair vitoriosa e aumentar a pontuação para manter o primeiro lugar nos rankings nacional e internacional (CBJJ/IB JJF), principal e mais importante federação da modalidade”, diz.

Apesar disso, Elaine afirmou estar tranquila em relação à competição. O que preocupa ela é a alimentação que terá antes da competição.

“Estou bem tranquila em relação à técnica, o que eu vou utilizar lá, venho de outras competições grandes. Estou um pouco apreensiva pela pesagem, porque vamos quase uma semana antes e não sei como vai ser a alimentação lá. Mas, já tenho um lugar para treinar e manter o foco”, explica.

Ela, que é mãe de duas meninas, é faixa marrom. “Meu marido é meu treinador, minha filha já participa de competições e a caçula, de 3 anos, adora brincar conosco”, revela. Entretanto, ela não poderá levar as garotas, já que a viagem é apenas para os lutadores da competição.

Elaine compreende que o esporte transcende a dimensão física, transformando-se em uma paixão que envolve toda a família. Além disso, ela comemora ser reconhecida como uma fonte de inspiração para crianças, jovens e adultos. “Minhas colegas de trabalho me incentivam e torcem por mim, sempre comemoram muito meus títulos”, conta.

Leia também: