Dois vereadores de Pilar de Goiás e a filha de um candidato a prefeito, identificada como Samilla, foram alvo de operação nesta terça-feira, 29, suspeitos de fraudar ao menos 12 votos durante as eleições municipais deste ano. O Jornal Opção apurou que os alvos são os parlamentares Lourival Soares Ferreira (DEM) e Sebastião Alexandre Souto (DEM), que é companheiro de Samilla.

LEIA TAMBÉM

Após fim do 2º turno, Goiás figura entre os 10 estados com o maior número de irregularidades eleitorais

Justiça Eleitoral suspende pesquisa suspeita de fraude em Piracanjuba

Lourival, inclusive, foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo após as equipes da Polícia Civil de Goiás (PC-GO) encontrarem dois exemplares sem registro na casa do parlamentar. Ao todo, a corporação cumpriu três mandados de busca e apreensão domiciliar contra o trio. 

“Eles estavam utilizando um receituário médico do Hospital Municipal de Pilar de Goiás para comprovar o endereço de pessoas que não tinham vínculo com Pilar de Goiás. Até o momento, identificamos, aproximadamente, 12 pessoas que mudaram o domicílio eleitoral utilizando esse documento”, afirmou o delegado Douglas Costa. 

Os eleitores, que são residentes de cidades como Santa Terezinha de Goiás e Itapaci, foram cooptados a partir de promessas de vantagens financeiras, conforme o delegado. Os investigadores teriam prometido ajuda com materiais de construção e até a aquisição de terrenos, caso votassem neles ou em candidatos indicados por eles. 

A corporação tomou conhecimento do crime depois de denúncias da própria unidade de saúde, que identificou que os prontuários teriam sido usados de forma irregular pelos parlamentares. Lourival, Sebastião e Samilla são investigados por falsidade ideológica eleitoral, corrupção eleitoral, e associação criminosa.

“Estamos investigando o envolvimento de cada um deles nos crimes”, concluiu o delegado Douglas. 

O Jornal Opção entrou em contato com Lourival para que se posicionasse, mas não obteve retorno. As defesas de Sebastião e da companheira Samilla não foram localizadas.