Em ato simbólico, OAB será transferida para a Cidade de Goiás na próxima semana

20 julho 2023 às 15h01

COMPARTILHAR
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) realizará, pelo segundo ano consecutivo, a transferência da sede para a cidade de Goiás. Essa ação simbólica é uma homenagem à antiga Vila Boa, tradição que ocorre desde 1961, e que abriga todas as estruturas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário na região. A cerimônia de transferência ocorre na próxima segunda-feira, 24, às 15h, sede da subseção local.
Fundada em 14 de dezembro de 1931, a OAB-GO foi instalada na cidade de Goiás em uma sessão solene no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, no dia 12 de abril de 1932. Atualmente, a representação da advocacia na cidade é conduzida pela Subseção, presidida pelo advogado Murillo de Oliveira Dantas.
A participação da Ordem goiana nessa celebração tem como objetivo prestigiar o município que comemora 296 anos e reconhecer a sua importância histórica para a advocacia, como sendo a capital do Estado até o ano de 1933.
Homenagem
No mesmo dia, o Governo de Goiás também transfere a capital de Goiânia para a cidade de Goiás. A transferência simbólica teve início com o então governador Mauro Borges e se prolongou até o ano de 1978, quando Ary Valadão, governador à época, revogou a lei.
As celebrações só foram retomadas em 1984, após a promulgação de uma nova legislação, a Lei nº 9.314, em 21 de junho de 1983, sancionada à época pelo governador Iris Rezende. A partir desse período, o evento ocorreu de forma contínua até o ano de 2020, quando precisou ser interrompido devido à situação de emergência em saúde ocasionada pela Covid-19.
Com o retorno das atividades neste ano, a cidade de Goiás receberá mais uma vez o título de capital administrativa do Estado, em uma solenidade que será conduzida pelo governador do Estado, Ronaldo Caiado (União Brasil).
Leia também: