Em Goiás, PF deflagra operação de combate à maior quadrilha de drogas sintéticas do Brasil
27 agosto 2015 às 09h57

COMPARTILHAR
Cerca de 400 policiais cumprem 145 mandados em seis estados e no Distrito Federal. Criminosos usavam farmácias e laboratórios para vender as drogas
A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quinta-feira (27/8) a Operação Quinto Elemento, que tem como objetivo desarticular a maior quadrilha de traficantes de drogas sintéticas do Brasil, que atuava em Goiás, mas com colaboradores em vários estados do país. Cerca de 400 policiais cumprem 145 mandados em seis estados e no Distrito Federal.
São 30 mandados de prisão temporária, oito de prisão preventiva, 40 de condução coercitiva, 55 de busca e apreensão e 12 de sequestro de bens imóveis em Goiás, São Paulo, no Paraná, Tocantins, Bahia, Minas Gerais e no Distrito Federal.
A quadrilha usava empresas regularizadas, como farmácias e laboratórios, para comprar produtos químicos que eram utilizados na produção das drogas que vendiam, que iam desde anfetaminas à cocaína. Essas empresas também eram usadas para a venda do produto.
Oito laboratórios foram desmontados pela PF durante as investigações. Em um deles foram apreendidos cerca de 630 mil e em outro aproximadamente 800 mil comprimidos de “ecstasy do Paraguai”. A quantidade de droga apreendida em um laboratório foi superior à quantidade apreendida durante todo o ano de 2015 pela PF. As investigações apontam também que um dos laboratórios envolvidos no esquema movimento cerca de R$ 240 milhões em apenas oito meses.
Todos os envolvidos responderão por tráfico de drogas, associação para o tráfico, falsidade ideológica e tráfico de produtos químicos para a produção de drogas. O nome da operação faz alusão ao éter, considerado pelos alquimistas como o quinto elemento.