Foragido é preso se passando por irmão morto há mais de 40 anos em Aparecida de Goiânia

26 maio 2025 às 08h00

COMPARTILHAR
Um foragido, de 40 anos, foi capturado enquanto se passava pelo irmão falecido há mais de quatro décadas, em Aparecida de Goiânia. O flagrante ocorreu na noite do último sábado, 24, no Parque Ibirapuera, segundo a Polícia Militar de Goiás (PM-GO).
LEIA TAMBÉM
Homem que desapareceu com a esposa há mais de um mês usava nome falso e estava foragido desde 1996
A farsa foi descoberta durante uma abordagem a Valdery do Santos Vieira, que era considerado foragido da Justiça desde 29 de abril de 2024, após a 9ª Vara Criminal de Goiânia expedir um mandado de prisão contra ele. Durante a ação, Valdery apresentou documentos em nome do irmão Genivaldo Dos Santos Vieira, que morreu em 1984 – mesmo ano em que nasceu na cidade de Araguaçu, no Tocantins.
Ao tomar conhecimento da fraude, a PM identificou que além de se passar pelo irmão falecido, o foragido havia praticado ao menos três crimes entre 2005 e 2007 com o nome falso, sendo: duas passagens por estelionato e uma por furto qualificado, receptação e estelionato. As ações criminosas foram registradas em Goiânia e Caldas Novas.
O foragido também usou o nome de Genivaldo para abrir contas bancárias. Além dos crimes praticados em nome do falecido, Valdery também têm passagens no próprio nome por organização criminosa, estelionato, uso de documento falso, dano, ameaça, injúria e descumprimento de medida protetiva.
O Jornal Opção não conseguiu localizar a defesa do suspeito para que se posicionasse.