COMPARTILHAR

O lutador de MMA Renan Problema é problema para os adversários e solução para si próprio. Aos 34 anos, é um veterano que luta como se fosse bem mais jovem. Com seus 2,03m, ele impõe respeito e assusta os adversários. Na sexta-feira, 24 — notícia que foi destaque em todo o mundo —, Renan Problema nocauteou Denis Goltsov, no segundo round, e se tornou campeão dos pesos-pesados da PFL e, de quebra, levou 1 milhão de dólares (cerca de 4,9 milhões de reais).

Renan Problema é um lutador forte, com envergadura excepcional. Mas é também inteligente e examina com cuidado as táticas dos adversários. Por isso sabe impor suas regras nas lutas, fazendo os adversários lutarem segundo seu, digamos, método. Contra Goltsov, que é um lutador forte, Renan se tornou um Problema para o oponente desde o início. Preparado, com sangue nos olhos, o brasileiro — nascido em Porangatu, no Norte de Goiás —, era o caçador Goltsov era a caça. E deu-se o que os amantes esperavam: venceu o melhor, o forte e o sábio.

Observado pelos “olheiros” das lutas de MMA, Renan Problema pode lutar, em breve, contra Francis Ngannou. E pode surpreendê-lo. Porque tem força, sabe lutar no chão e é mais ágil do que o ex-campeão do UFC.

O britânico Tom Aspinall, campeão dos pesados do UFC, é páreo para os problemas que Renan cria para seus adversários? Pode-se dizer que Aspinall é forte e técnico. Mas talvez não seja páreo para Renan Problema.

Em termos de lutas, o Céu é o limite para Renan Problema — um campeoníssimo, um gigante da simpatia, uma espécie de Muhammad Ali do MMA, guardadas as proporções.