Goiano sofre xenofobia em vôo da Alemanha para Portugal

09 fevereiro 2023 às 19h15

COMPARTILHAR
O goiano Ítalo Garcia alega que sofreu xenofobia em um vôo de Frankfurt, na Alemanha, para a cidade do Porto, em Portugal. A agressão preconceituosa partiu de holandeses e se deu depois que Ítalo Garcia, que estava viajando com a família e amigos, pediu silêncio por causa de três crianças que estavam dormindo no bebê conforto. Veja o vídeo do momento da agressão:
“Era 6h da manhã na Alemanha e a gente estava na fila do embarque enquanto os torcedores holandeses bêbados gritavam muito. Eu pedi silêncio, em alemão, com toda a educação, porque as crianças estavam dormindo. Eles começaram a me xingar e gritar ainda mais alto”, relatou o goiano que vive na Dinamarca com a família. Segundo ele, foi nesse momento que os holandeses disseram: “Cala a boca, latino. Volta pra sua terra”.
Ítalo disse ainda, quando desembarcou em Portugal, as agressões continuaram e os holandeses fizeram gestos obscenos para ele e sua família. Ele não quis prestar queixa, mas relatou a situação para os policiais ainda no aeroporto. Segundo ele, as autoridades locais informaram que os agressores seriam identificados e, como punição, seriam impedidos de voltar para Portugal.
Veja o momento do desembarque em Portugal:
O fato ocorreu há seis meses, mas só agora as imagens do momento da agressão estão viralizando na internet e, segundo o goiano, já contam com mais de 3 milhões de visualizações. Ítalo é de Inhumas e trabalha na Europa como guia turístico e em restaurantes. Segundo ele, agressões xenofóbicas são muito comuns em todos os países do continente eu europeu. Casado com uma belarussa, tem dois filhos.