Goiás fez 118 transplantes de órgãos e tecidos em 2023, aponta SES-GO

16 outubro 2023 às 17h20

COMPARTILHAR
De janeiro a setembro de 2023, Goiás realizou 118 transplantes de órgãos, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO). O número é maior do que o divulgado pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT) do Ministério da Saúde, de 113. Em todo o Brasil, a quantidade foi de 6.622, conforme a pasta federal.
Dentre os transplantes registrados em Goiás estão coração, rim, pulmão e fígado. Recentemente, o governo federal expandiu a autorização para novos serviços, o que fez aumentar o número de transplantes de 31, em 2022, para 64, neste ano. Isto é, um aumento de 106%.
No Estado, os principais transplantes de órgãos no período foram de rins e fígado. “Tivemos um aumento de 61,6% no número de transplantes de órgãos comparado ao mesmo período do ano passado”, informou a SES-GO, por meio de nota. O destaque é para tecidos, como córneas, esclera (técido externo branco do globo ocular), medula e músculo esquelético. Nesses casos, o aumento de 43,8%, “com ênfase no aumento dos transplantes de córneas que atingiu 75% de aumento”. [Veja tabela completa abaixo].
De acordo com SES-GO, houve aumento da quantidade de doadores de órgãos em comparação ao ano passado. Até setembro foram 79 – alta de 64,5%. E doadores de tecido ocular chegaram aos 330; aumento de 60,9%. “Tivemos um avanço considerável no número de transplantes esse ano, com um aumento de mais de 60% tanto no número de doadores, quanto no número de transplantes de órgãos. E um destaque para o transplante de córneas, que teve um aumento de 75%”, cita o comunicado.
Quando somados os transplantes de córnea e medula óssea, o País apresentou um aumento de 9,5% no número de procedimentos realizados entre janeiro e agosto deste ano, em relação ao mesmo período de 2022. No período, segundo o MS, foram realizados 18.461 transplantes em todo o Brasil. A quantidade superou o total de 16.848 cirurgias registradas no ano anterior.
Além disso, a pasta divulgou um registro de doadores efetivos no primeiro semestre de 2023, com 1,9 mil doadores, que viabilizou a realização de 4.377 transplantes de órgãos sólidos. Isso representou um aumento de 16,2% em comparação ao ano passado.
A inclusão dos dados de julho e agosto de 2023 elevou o número de doadores efetivos para 2.435. Com a tendência de crescimento observada até o momento, espera-se que o ano de 2023 estabeleça um recorde sem precedentes.
Veja a estatística em Goiás de Janeiro a setembro deste ano, segundo a SES-GO
Transplantes de Órgãos:
- Rins – 112
- Fígado – 6
Total: 118
Transplantes de Tecidos:
- Córneas – 460
- Esclera – 37
- Medula – 25
- Músculo Esquelético – 6
Total: 528
Campanha de doação de órgãos
No mês passado, o MS lançou a campanha “Doe uma segunda chance, doe órgãos” e realçou a importância de conscientizar as famílias acerca da doação de órgãos. O SNT ressalta que inúmeros pacientes podem ser beneficiados com órgãos e tecidos de um único doador. Cabe frisar que em muitas situações, o transplante representa a única esperança de vida ou uma chance de recomeço para aqueles que dependem de um órgão doado. Atualmente, 40.567 pessoas aguardam por um transplante de órgão no Brasil. Desses, 468 indivíduos em Goiás.
O Brasil abriga o maior sistema público de transplantes do mundo. Para se ter ideia, em números absolutos, é o segundo maior país em transplantes, atrás apenas dos Estados Unidos. O Sistema Único de Saúde (SUS) público oferece assistência completa e gratuita aos pacientes, o que inclui exames preparatórios, cirurgias, acompanhamento e medicamentos pós-transplante. O ministério ressalta que é crucial que as pessoas interessadas em fazer a doação de órgãos expressem seu desejo à família, pois apenas com a autorização dos familiares a doação pode ser concretizada.
Leia também: Mais de 60% das famílias não autorizaram doação de órgão em Goiás em 2023
Mais de 60% das famílias não autorizaram doação de órgão em Goiás em 2023