HC conta com estrutura para abrir leitos e tem capacidade de atender pacientes do Amazonas, diz SES
15 janeiro 2021 às 08h54

COMPARTILHAR
Expectativa é de que o hospital receba, ainda nesta sexta-feira, 15, cerca de 20 pacientes vindos de Manaus. Secretaria de Saúde, no entanto, esclarece que decisão foi do Governo Federal

Sofrendo com a falta de oxigênio e sem capacidade para atender pacientes, Manaus enfrenta um verdadeiro colapso no sistema de Saúde. Parte do plano de transferência de pacientes elaborado pelo Governo Federal, Goiás pode receber ainda nesta sexta-feira, 15, cerca de 20 pacientes vindos do Amazonas.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO), o Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal é a unidade que receberá os pacientes. “O HC é um hospital inaugurado recentemente e que conta com espaço vago e estrutura para abertura de novos leitos. Assim, é possível atender as pessoas do Amazonas sem impactar a rede estadual de saúde goiana”, diz nota da secretaria.
A SES ressalta que a transferência não se trata de uma decisão do Estado de Goiás, mas sim do Governo Federal. “O Ministério da Saúde (MS) solicitou que Goiás recebesse 120 pacientes encaminhados pela Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (SES-AM). O Estado de Goiás foi um dos escolhidos por estar, no momento, com quantidade de leitos que suportaria tal apoio”, diz outro trecho do comunicado.
Ainda segundo a nota, a Secretaria de Saúde do Amazonas é que realizará uma triagem dos pacientes que seriam elegíveis para transferência. Essa avaliação será validada por técnicos e consultores da Organização Panamericana de Saúde e do Hospital Sírio-Libanês para que seja homologada pelo Ministério da Saúde. A partir disso será programado o embarque, voo e desembarque.
“O Governo de Goiás segue à disposição e aguarda mais detalhes do MS e SES-AM sobre a lista de pacientes, estado clínico e demais informações para repassar sobre o caso”, finaliza o documento.