Impulso Goiás: conheça o novo pacote de investimentos em cultura e empreendedorismo

01 fevereiro 2024 às 19h59

COMPARTILHAR
O governo de Goiás lançou, nesta quinta-feira, 1, o pacote de investimentos em eventos culturais e microempreendedorismo. O objetivo é destinar recursos para o fortalecimento das economias locais em regiões turísticas do estado.
De acordo com a secretária da Cultura, Yara Nunes, o investimento de R$ 546 milhões só é possível com o trabalho conjunto da Secretaria da Retomada. Segundo ela, os pequenos produtores culturais de Goiás ainda passam por muita dificuldade por causa da paralisação das atividades durante a pandemia. Porque enquanto os outros setores de forma orgânica conseguiram voltar mais rápido, o setor cultural, efetivamente, começou a sentir um respiro a partir do ano de 2023″, afirmou Yara.
Ela relata que é justamente por esse motivo que estão sendo criadas políticas e programas para esse setor em 2024. “Continuaremos com o crescimento do programa Goiyazes, tornando-o também mais democrático. O fundo de arte e cultura, nós teremos editais que serão disponibilizados e liberados gradativamente durante o ano, o que também é mais uma demanda do setor”, explica.
A secretária também aborda os editais da lei Aldir Blanc e Paulo Gustavo e afirma que finalizou esta semana o chamamento de mais um braço de desenvolvimento da cultura em Goiás. “Aquele pequeno artista lá do nordeste Goiano, um quilombola, os indígenas, porque muitas vezes não tem acesso a internet ou forma de inscrever seus projetos também vão ser contemplados”.
O valor será aplicado por meio de festivais consagrados como o TeNpo, Fica e Canto da Primavera; do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO); de leis de apoio à cultura e de ações em parceria com o sistema Fecomércio e Sesc.
O secretário da Retomada, César Moura destacou que os investimento no empreendedorismo goiano vai ser focado na qualificação profisional para fortalecer a economia em regiões turísticas do estado.As ações vão acontecer em conjunto com a cultura para que o pequenos empresários tenham acesso a esse crédito para dar fólego e qualificação”, afirmou.
O evento marcou a abertura do calendário cultural 2024, com a divulgação da programação do Carnaval em Goiás pelas prefeituras dos municípios de Jaraguá, cidade de Goiás, Aruanã, Caiapônia, Pirenópolis, Britânia e Três Ranchos, até o momento.
A Liga Oficial dos Blocos também acontecerá no próximo sábado, 3, com apoio do Governo do Estado e do Sesc. Alunos de moda da UEG e costureiras que se formaram na confecção com benefícios do programa Goiás Social vão atender gratuitamente os interessados em customização de abadás.
Leia também:
Encontro de Folia e Catira reúne mais de 5 mil pessoas em Goiânia
O Museu da Inocência, do escritor Orhan Pamuk, fala do amor obsessivo e da identidade turca
Museu Zoroastro Artiaga em Goiânia vai passar por restauração