Integrante da máfia sérvia e aliado do PCC é solto em Brasília; saiba quem é

22 outubro 2024 às 20h45

COMPARTILHAR
Zarko Pilipovic, traficante sérvio associado ao Primeiro Comando da Capital (PCC) foi liberado da Penitenciária Federal de Brasília nesta terça-feira, 22. Zarko foi solto após emissão de um alvará feito pela 6ª Vara Federal de Santos (SP) na última sexta-feira, 18, às 21h25.
O sérvio é uma figura central do tráfico internacional de drogas, principalmente de cocaína que abastece a Europa. Ele foi capturado em abril na Bolívia e extraditado ao Brasil. Ao ser preso, ele tentou usar um nome falso para fugir das autoridades.
Zarko é associado ao “Clã dos Balcãs”, máfia sérvia. Ele atua como elo entre a organização e o PCC. As investigações apontam que ele é um dos responsáveis por grandes remessas de cocaína enviadas a partir do Porto de Santos, uma dos principais pontos de envio de drogas à Europa.
O traficante foi flagrado, em 2015, com 172kg de cocaína em um bote, preparando a droga para ser enviada via navio ao continente.
Na ocasião, no mesmo dia em que Zarko foi solto, a Receita Federal apreendeu 1,2 tonelada de cocaína no Porto, sendo a maior apreensão da droga neste ano. O entorpecente estava escondido em uma carga de sucata de metal destinada à Espanha.
O local é o um dos principais pontos de exportação de drogas utilizados pelo PCC para enviar esses entorpecentes para a Europa e África, onde a cocaína é vendida por bilhões de dólares em lucro para a facção.
A facção recruta mergulhadores dispostos a arriscar a vida por pagamentos milionários, além da complexidade e da ousadia dos criminosos nas operações.
Leia também
MP-SP destaca o fracasso do PCC em relatório sobre Confressa