Julian Assange é preso pela polícia britânica na embaixada do Equador
11 abril 2019 às 14h23

COMPARTILHAR
Fundador do WikiLeaks teria violado termos de seu asilo. Ele se refugiou na embaixada equatoriana em Londres para evitar ser extraditado para a Suécia

Foi preso nesta quinta-feira, 11, pela polícia britânica, Julian Assange, fundador do WikiLeaks. Segundo informações da Scotland Yard – sede central da Polícia Metropolitana de Londres – os agentes foram convidados a entrar na embaixada do Equador em Londres, onde o australiano estava abrigado desde 2012.
O presidente do Equador, Lenín Moreno, fez uma declaração sobre o caso em sua conta no Twitter: “O Equador decidiu soberanamente retirar o asilo diplomático de Julian Assange por violar reiteradamente convenções internacionais e protocolo de convivência”. O líder equatoriano garantiu, no entanto, que Assange não será extraditado para um país onde possa ser condenado à pena de morte.
O reduto equatoriano teria sido revogado após um colapso na relação entre Assange e o país. Quito acusou-o de vazar informações sobre a vida pessoal do presidente Lenín Moreno, violando os termos de seu asilo.
Segundo a polícia, Assange foi levado sob custódia para uma delegacia central de Londres e será conduzido perante o Tribunal de Magistrados de Westminster. Ele se refugiou na embaixada do Equador em Londres no ano de 2012 a fim de evitar sua extradição para a Suécia, onde seria interrogado por autoridades na investigação sobre agressão sexual, da qual fora acusado.
A investigação foi descartada posteriormente, entretanto, Assange teme ser extraditado para enfrentar acusações nos Estados Unidos, onde promotores federais estão investigando o WikiLeaks.