Nísia Trindade será mantida no Ministério da Saúde. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou a informação na manhã desta quarta-feira, durante a 17ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em Brasília. “O Ministério da Saúde é do Lula, foi escolhido por mim, e ficará até quando eu quiser”, declarou o chefe do Executivo.

O Centrão (principalmente o PP), grupo político que domina o Congresso, tem pressionado o governo petista por mais cargos. Não é à toa que miraram a Saúde, que é uma das pastas que possui um dos maiores orçamentos da União.

Na Conferência desta quarta, Lula confidenciou que chegou a ligar para Nísia antes de sua viagem para a Europa para tranquilizá-la sobre sua situação no governo. Por telefone, ele disse que a ministra poderia “dormir e acordar tranquila”.

Apesar de ter elogiado os outros ministros que já ocuparam a pasta, para Lula, “precisou uma mulher fazer mais e fazer melhor”.  “Poucas vezes na vida a gente teve a chance de ter uma mulher no Ministério da Saúde, para cuidar do povo com o coração, como uma mãe cuida de seus filhos”, comentou.

Leia também:

Permanência da ministra da Saúde tem importância vital para governo Lula

“Nísia Trindade deve permanecer no cargo”, afirma Olavo Noleto