Marconi e José Eliton anunciam criação de três mil novos cargos na polícia
07 março 2016 às 16h30

COMPARTILHAR
Das vagas previstas, 2,5 mil serão destinadas para policiais militares e 500 para civis
[relacionadas artigos=”60360″]
O governador Marconi Perillo (PSDB) e o vice-governador José Eliton (PSDB) anunciaram a criação de três mil novos cargos para reforçar o efetivo das polícias Civil e Militar no Estado de Goiás.
O anúncio ocorreu no início da tarde desta segunda-feira (7/2), após reunião para tratar dos resultados da força-tarefa deflagrada recentemente pela gestão estadual para combater a violência no Estado, sobretudo na Grande Goiânia.
Das vagas previstas, 2,5 mil serão destinadas para policiais militares e 500 para civis. Os dois processos seletivos, conforme os gestores, serão realizados ainda neste ano, para que os aprovados passem pelos cursos de formação e estejam em breve na ativa.
Além do novo concurso, o governador também anunciou o chamamento de 230 aprovados no concurso da polícia técnico-científica. Será encaminhado um ofício a casa civil solicitando a efetivação para até 30 dias.
Ainda segundo Marconi, a decisão por novas contratações foi feita tendo em vista o Projeto de Lei de Responsabilidade Fiscal. “No momento tempos um impendimento de novas contratações por termos passado o limite prudencial, mas temos informações internas de que teremos condições financeiras de realizar o chamamento”, informou.
Já em relação ao concurso para as polícias civil e militar, o governador explicou que a viabilidade depende da criação de novos cargos de agentes de 4ª categoria para a Polícia Militar e soldado de 3ª classe para a Polícia Civil, os cargos serão de nível médio com salário inicial de cerca de R$1.500,00 e possibilidade de progressão na carreira após cinco anos de atividade.
Até então, os concursos das polícias aceitavam apenas nível superior. “A alteração na legislação para criar novos cargos com salários mais baixos foi um pedido das próprias entidades policiais e a solução encontrada para abrir o leque de oportunidades de carreira para quem tem ensino médio completo e aumentar o contingenciamento policial dentro da realidade financeira do Estado”, explicou o governador.