Marconi Perillo: “Vamos transformar Goiás no Estado mais moderno e competitivo do País”
02 setembro 2015 às 15h03

COMPARTILHAR
Em anúncio do programa, governador Marconi Perillo (PSDB) pontuou que a grande novidade são os parceiros e que foco é aumentar a competitividade do Estado

Durante lançamento do Inova Goiás — programa de inovação do Governo de Goiás que investirá R$ 1,5 bi em tecnologia —, na manhã desta quarta-feira (2/9), o governador Marconi Perillo (PSDB) ressaltou em discurso a importância das parcerias para o desenvolvimento tecnológico e inovação no Estado. “Vamos transformar Goiás cada vez mais em um dos melhores Estados para se viver; no Estado mais moderno e competitivo do País.”
Marconi exaltou ainda a ousadia da gestão. Conforme o governador, não será possível elevar o Estado em um patamar de competitividade, produtividade, inovação e escolaridade se as pessoas à frente dos projetos não forem ousadas.
De acordo com o tucano chefe, o programa irá aumentar a competitividade do Estado por meio da inovação e tecnologia. Marconi frisa que a Região Central é a que responde com mais rapidez aos estímulos, quando apresenta recorde de exportação, PIB e empregos — mas comenta que estava preocupado no que se refere aos investidores, às fontes.
Entretanto, a gestão estadual tem à frente, conforme governador, diversas possibilidades para buscar recursos, e o irá fazer no Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste, junto ao governo federal — que Marconi voltou a frisar que é um grande parceiro –, junto ao Sebrae, e também junto ao setor privado. “Vamos colocar nossa criatividade para funcionar para que esses recursos possam chegar aos seus objetivos”, assegurou.
Estímulo às empresas goianas

Durante o discurso, Marconi ainda pontuou que não basta ter novas tecnologias disponíveis se não propiciar que cheguem ao mercado. Desta forma, o Estado está criando uma série de mecanismos para facilitar a adoção dessas tecnologias por parte das empresas goianas.
“Outros parceiros indispensáveis para que esse programa dê certo e seja um dos programas inovadores mais sagaz do País é o fórum empresarial, as federações e do setor produtivo”, disse.
O governador frisou que o programa irá dar suporte para novos parques tecnológicos — como o que já existe na Universidade Federal de Goiás (UFG) –, além de dar ênfase às incubadoras e aceleradoras de pequenos negócios.
“O programa vai suporte aos arranjos produtivos locais, o que é essencial, já que por toda parte de goiás que temos arranjo produtivo local, e isso significa aumento de renda, mais empregos e mais desenvolvimento.