COMPARTILHAR

As policias do Brasil mataram mais as forças de segurança de 15 países do G20 somados. Segundo o levantamento, feito pelo UOL, em 2023, 6.393 pessoas foram mortas por policias no Brasil. Em 15 países do G20 somados, 2.267 pessoas foram mortas por forças de segurança, quase o triplo do Brasil. Dados da Arábia Saudita, China e Rússia não foram incluídos no levantamento por falta de dados confiáveis.

Os dados apontam que as polícias Civil e Militar do Brasil matam 36 vezes mais que em outros países. A taxa é de 7,5 vezes o da África do Sul, que fica em segundo no ranking de países do G20 com polícias mais letais. O Brasil tem 7% da população da soma dos outros 15 países.

Mesmo liderando em números absolutos de homicídios em 2023, com 39.492 casos no ano, a letalidade policial no Brasil é considerada desproporcional em relação aos integrantes do G20. Segundo os dados, policiais brasileiros matam uma pessoa a cada seis homicídios registrados. Esses mortos pelas forças de segurança nem sempre estão incluídos no total de homicídios.

A segunda pior taxa proporcional por homicídio é a do Canadá, onde a polícia mata uma pessoa para cada sete homicídios registrados. O país, no entanto, teve 778 homicídios em 2023. OS Estados Unidos ficam na terceira colocação, com uma morte policial a cada 16 homicídios.

Os maiores alvos no Brasil são os negros, que representaram 82.7% dos mortos por policiais em 2023, segundo o Anuário de Segurança Pública. Em relação aos Estados, a Bahia é o estado com maior índice de violência policial. Em 2023, 1.699 pessoas foram mortas por policiais no estado, enquanto os EUA registram 1.164 mortes.

Leia também

Casal é preso suspeito de lesionar 23 pessoas após procedimentos estéticos em Goiânia e Anápolis