Novo medicamento para HIV/AIDS já é encontrado em pontos de distribuição de Goiás; confira a lista

16 janeiro 2024 às 15h30

COMPARTILHAR
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), o novo antirretroviral composto por Lamivudina 300 mg coformulada com Dolutegravir 50 mg (3TC/DTG), já está disponível nas farmácias que realizam o atendimento a pessoas vivendo com HIV ou Aids. O medicamento foi entregue na segunda-feira, 15, pelo Ministério da Saúde.
O novo medicamento é vantajoso principalmente para pacientes acima dos 50 anos de idade. Isso acontece porque nessa faixa etária é comum que os pacientes sejam dependentes de múltiplos remédios. “Medicação em dose única, o paciente vai tomar um único comprimido, uma vez ao dia; diminui a toxicidade e melhora a adesão”, disse a SES-GO em resposta ao Jornal Opção.
Inicialmente, serão beneficiados os pacientes que já estão em uso de terapia dupla em apresentação de comprimidos separados, desde que possuam idade igual ou superior a 50 anos, adesão regular à terapia, carga viral menor que 50 cópias e que iniciaram o uso da terapia dupla até o dia 30 de novembro de 2023.
A Secretária de Estado da Saúde de Goiás afirma que a mudança para o novo medicamento “será de forma gradual, de acordo com os critérios de inclusão descritos pelo Ministério da Saúde”. E são 19 farmácias em Goiás, que ainda essa semana devem começar a distribuir o medicamento para a população, pois ele já está nas farmácias listadas.
Para ter acesso ao medicamento, o paciente deverá procurar o seu médico assistente, pois trata-se de uma pessoa que já faz o uso do medicamento de forma separada e está em tratamento.
Veja os locais de distribuição:

Leia também:
Novo medicamento para HIV chega em Goiás
Dezembro Vermelho: 6 mil pessoas vivem com HIV em Goiânia
Dezembro vermelho: governo de Goiás abre campanha de luta contra o HIV/Aids