COMPARTILHAR

O comunicador e ativista Átila Marques deve ser uma das apostas do PRD para as eleições municipais deste ano em Goiânia. O jovem de 27 anos é pré-candidato a vereador e, em entrevista ao Jornal Opção, adiantou que se eleito for, vai levar para a Câmara suas principais bandeiras de luta do dia a dia: a proteção aos animais.

Marques, que tentará uma cadeira na Câmara Municipal pela segunda vez (a primeira foi em 2020), dirige o Instituto Goiano de Proteção Animal, OnG que hoje abriga cerca de 60 cães e 40 gatos resgatados. “Mas ao total cuidamos de cerca de 200 cães e 100 gatos”, garante.

O jovem conta que desenvolve um trabalho na área social há mais de 10 anos, e com animais, há cinco. Para ele, há uma “lacuna” por parte do Poder Público nessa questão. “Me perguntam por que eu estou atuando mais focado na causa animal, e respondo: porque a Prefeitura não faz”.

Átila Marques, pré-candidato a vereador em Goiânia | Foto: Instagram/Reprodução

“Todos os abrigos estão superlotados, estão com dívidas, e a situação é insustentável […]. Se os cachorros que estão na rua, que estão passando dificuldades, que estão sendo atropelados morrem no meio da rua, não existe nenhum número para você ligar. Você pode ligar para a Polícia Civil em caso de denúncias e maus-tratos. Isso é bom. Mas se não tiver um crime, eles não atuam”, pontua, ao defender investimentos para abrigos de animais e para um sistema de atendimento de emergência em casos de animais feridos ou abandonados.

O jovem tem cerca de 20 mil seguidores no Instagram e diz usar o apelo de seus seguidores justamente como uma “bússola” para entender as principais demandas da sociedade. “A rede social é boa porque todos os dias você está consultando a opinião popular e você vai moldando o seu mandato de acordo com os interesses da cidade e da população, que vão mudando”, conclui.

Quanto às referências políticas, Marques atribui ao senador Jorge Kajuru sua “maior inspiração na política”. “Principalmente pelo fato de ele também ter sido jornalista esportivo e depois ter ido para a política, assim como eu”. O comunicador também elogia o marqueteiro e líder do PRD, Jorcelino Braga, se referindo a ele como seu conselheiro e “homem de palavra”.