COMPARTILHAR

Pré-candidato a vice na chapa de Gustavo Gayer à Prefeitura de Goiânia, Fred Rodrigues (PL) disse, em entrevista ao Jornal Opção, que um dos projetos cogitados para a educação básica, como meio de solucionar o déficit de vagas em unidades municipais, é o estabelecimento de um convênio com a iniciativa privada. No entanto, segundo ele, a proposta é inicial e ainda está em debate.

Rodrigues criticou o que chamou de “falta de transparência” por parte da Prefeitura quanto ao real déficit de vagas em CMEIs, creches e escolas (a estimativa mais recente é de déficit de 9 mil vagas, conforme o então secretário municipal de Educação, Rodrigo Caldas, em declaração dada em outubro do ano passado), o que, para ele, prejudica um desenho mais sólido de propostas de solução para o problema.

No entanto, o pré-candidato afirmou que, apesar de uma parceria com escolas particulares ainda não ser uma resposta já estabelecida no plano de governo, a adesão à iniciativa privada deve, sim, acontecer em um eventual governo Gayer-Fred.

“A gente está na pré-campanha ainda, não quero estabelecer a solução aqui porque a gente ainda pode encontrar outros caminhos para resolver o problema […]. A primeira coisa é fazer um levantamento real [quanto ao déficit]. Infelizmente, a menos que você esteja lá dentro, é muito difícil ter essa transparência, esses dados, que deveriam estar acessíveis a qualquer cidadão. Mas como a gente já trabalha, e principalmente o Gustavo que é professor e leva a educação muito a sério, essa é uma prioridade nossa. a gente quer, sem dúvidas, trazer o setor privado pra trabalhar com a gente”, disse.

Rodrigues disse ainda que há a possibilidade de “escolas privadas assumirem alunos da educação pública”, uma vez que, segundo ele, o custo de um estudante para o Município equivaleria a uma mensalidade em escola particular.

“Alguns falam entre 2 mil e 3 mil reais, o custo de um estudante para o Município hoje em dia. Isso é mais que uma mensalidade, em escola boa. Então, se você está tendo esse custo para colocar o aluno ali, você pode, talvez, comprar essa vaga ou fazer o convênio com a escola privada para passar o aluno pra lá. Claro que são coisas que gente precisa debater, são coisas que a gente debate todos os dias recebendo vários setores da educação”, arrematou.

Leia também: Fred Rodrigues acredita que briga entre Gayer e Vanderlan pode ser assunto superado em possível 2º turno

Déficit de vagas na educação municipal de Goiânia persiste