COMPARTILHAR

Há três meses da eleição municipal, pré-candidatos à Prefeitura de Goiânia já começaram a definir as principais diretrizes de seus planos de governo. O Jornal Opção entrou em contato com as pré-campanhas e resumiu os principais pontos dos planos de governos dos principais pré-candidatos à prefeitura da capital.

Adriana Accorsi

Adriana Accorsi, pré-candidata pelo PT | Foto: Léo Iran/Jornal Opção
Adriana Accorsi, pré-candidata a prefeita e deputada federal | Foto: Léo Iran/Jornal Opção

A plataforma de governo da pré-candidata Adriana Accorsi (PT) foi lançada nesta segunda-feira, 1. A plataforma é dividida em 17 eixos e começou a ser elaborada sob a coordenação do professor Edward Madureira, ex-reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG).

De acordo com o professor Gerson Neto, a proposta foi elaborada a partir de um diagnóstico e visa implantação de um plano de reconstrução com abordagem das crises emergenciais na educação infantil, gestão dos equipamentos de saúde, gestão da Comurg, coleta e gestão de resíduos sólidos, drenagem pluvial, alagamentos, enchentes e assistência social.

Com isso, foram definidas diretrizes que tem como foco “uma Goiânia mais humana, solidária, responsável e ética, com base na justiça e igualdade social e na conservação e recuperação ambiental, na garantia de direitos à educação, à saúde, à alimentação, ao trabalho, à moradia, ao transporte, lazer, segurança e previdência social, na proteção à maternidade e à infância, na assistência aos desamparados, na valorização dos profissionais do serviço público, no cuidado com a cidade e a infraestrutura pública, no planejamento e distribuição de equipamentos públicos pela cidade, na construção de centralidades e benefícios a todas as regiões, na retomada dos processos de participação popular, na conexão com os programas nacionais de políticas públicas, na retomada das boas iniciativas produzidas pelos antecessores para consolidar políticas de Estado.”

A coordenação da pré-campanha também lançou um site para que a população possa contribuir com a formatação do plano de governo. Segundo Madureira o plano será fechado após avaliação das contribuições coletadas no portal.

Sandro Mabel

Sandro Mabel, pré-candidato à Prefeitura de Goiânia | Foto: Leoiran/Jornal Opção

O plano de governo do pré-candidato Sandro Mabel (UB) consiste em três eixos prioritários. Os focos são a qualidade de vida do cidadão, em melhorias na infraestrutura da cidade e em uma gestão mais eficiente, com melhor aproveitamento dos recursos públicos. A implantação deve ser dividida em quatro prazos: curtíssimo prazo (primeiros 100 dias de gestão), curto (12 meses), médio (24 meses) e longo (48 meses).

De acordo com o ex-deputado federal Francisco Júnior (PSD), coordenador-geral do plano de governo do pré-candidato, o princípio é a “gestão eficiente e que faz bom uso do dinheiro público”.

Já o coordenador do Eixo Gestão e também ex-presidente da Câmara de Goiânia, Andrey Azeredo, inovação e tecnologia também terão destaque no plano de governo do pré-candidato.
“As duas juntas trarão a possibilidade de uma Prefeitura mais digital. Em que, na palma da mão, o cidadão consegue resolver suas demandas por meio de um celular. Isso ainda irá desburocratizar muitos processos, facilitando a vida do povo”, diz.

Segundo a pré-campanha, também deve ser elaborado um plano estratégico de mobilidade urbana para a capital já nos primeiros 100 dias de gestão. Além disso, há propostas de melhorias no transporte público, feitas atráves de parcerias com o setor privado e o governo do Estado. Em infraestrutura, o plano de governo busca focar na drenagem urbana.

O documento também deve propor a construção e melhoria de unidades de saúde e de creches (Cmeis) para, segundo a pré-campanha, zerar a demanda de 9 mil vagas em creches. Outro ponto citado é a segurança pública onde existem propostas de ampliar o videomonitoramento e ampliar e modernizar a iluminação pública da cidade.

Vanderlan Cardoso

Vanderlan Cardoso, pré-candidato à Prefeitura de Goiânia | Leoiran/Jornal Opção

O pré-candidato Vanderlan Cardoso (PSD) não tem o número definido de eixos para seu plano de governo. No entanto, de acordo com Sucena Hummel, membro da pré-campanha do senador, a intenção é que haja uma revitalização do plano de governo do último pleito, em 2020, com a implantação de novas propostas e diretrizes.

Sucena explica que o pré-candidato está ouvindo vários seguimentos da sociedade para coletar informações sobre os principais gargalos da administração pública. Ela explica que uma das propostas é descentralizar o poder em Goiânia já que “poder não pode ficar centralizado numa região só. Então, para ir trabalhando as regionais, a gente trabalha toda a parte que precisa”.

De acordo com Sucena, os pontos principais são saúde, educação e trânsito que, segundo ela, estão entre as principais reclamações da população. “Temos escutado da população e dos segmentos”, diz.

O último plano de governo de Vanderlan tinha como previsão ampliar e modernizar a estrutura física da rede municipal de saúde. Além disso, o plano visava construir e reformar escolas além de implantar projeto de tempo integral nas unidades de ensino. Outro ponto era a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública para combater a criminalidade.

Humberto Teófilo

Delegado Humberto Teófilo, ex-deputado estadual. (Foto: Reprodução)

O pré-candidato Humber Teófilo (DC) afirmou que seu plano de governo é composto por 11 eixos sendo: Segurança pública, educação, saúde, limpeza urbana, mobilidade urbana, população em situação de ruas, pessoas com deficiência, esporte e lazer, meio ambiente, servidores públicos, compliance e motoristas de aplicativo.

Teófilo diz que estudou as necessidades da população e que seu plano de governo está sendo finalizado, faltando apenas “um detalhe ou outro”. O pré-candidato afirma que vem se encontrado com a população e lideranças para definir as “melhores propostas para atender as necessidades da população”.

Para Humber Teófilo, os principais pilares de seu plano são a segurança pública, saúde e, em terceiro lugar, um empate entre mobilidade urbana e limpeza urbana.

Fred Rodrigues

Fred Rodrigues| Foto: Leoiran / Jornal Opção

O pré-candidato Fred Rodrigues (PL) afirmou que a criação do seu plano de governo está encaminhada e que está usando como base os planos de governo de Gustavo Gayer (PL), candidato derrotado no pleito de 2020, e de Wilder Morais, senador eleito em 2022, seus coordenadores de campanha. Fred afirma que identificou a saúde como principal problema de Goiânia e que esse será seu foco.

Além disso, Fred Rodrigues diz que outro ponto que será trazido em seu plano de governo é o trânsito, focado em gestão de tráfego, modernização dos semáforos, câmeras inteligentes e individualização das vias.

O pré-candidato relata que Cmeis também terão um trabalho específico em seu plano. Segundo ele, é necessário reuniões com professores, diretores, alunos e pais para fazer “uma integração entre pai e escola de forma assertiva”.

Matheus Ribeiro

Matheus Ribeiro. | Foto: Leoiran / Jornal Opção

O pré-candidato Matheus Ribeiro (PSDB), por sua vez, disse que seu plano de governo é focado na reestruturação da Prefeitura de Goiânia. Segundo ele, será realizado um organograma, que enxuga o número de secretarias e cria as subprefeituras na cidade.

Matheus também disse que vem elaborando propostas específicas de moradia, trabalho, educação, saúde, segurança e transporte “a partir de conversas com moradores, especialistas e segmentos organizados”.

Rogério Cruz

O Jornal Opção entrou em contato com a pré-campanha do prefeito Rogério Cruz (SD), que informou que ainda não possui diretrizes definidas para o plano de governo.

Leia também:

“O PT vai conversar com partido de centro e de direita”, diz Adriana Accorsi

Rumo às eleições 2024: estratégias e requisitos para candidaturas a prefeito e vereador