Prefeito impugnado teria distribuído panfleto afirmando que MP confirmou sua candidatura
06 outubro 2016 às 17h14

COMPARTILHAR
Material garantia que Cristóvão Tormim era candidato, apesar de decisões da Justiça Eleitoral que indeferiram a candidatura do pessedista
Em Luziânia, cidade goiana no entorno do Distrito Federal, nas eleições do último domingo (2/10) havia apenas duas candidaturas a prefeito deferidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE): a de Marcelo Melo (PSDB) e a de Augustinho do PSOL (PSOL).
Isso porque a candidatura do atual prefeito à reeleição, Cristóvão Tormim (PSD), foi indeferida pela juíza eleitoral Flávia Morais Nagato de Araujo Almeida do dia 13/9, que também negou recurso apresentado. Desse modo, a ata da coligação Luziânia no Caminho Certo continuou sendo considerada nula e as candidaturas de todos da coligação acabaram impugnadas.
Mesmo ante a situação, os eleitores de Luziânia receberam nos dias anteriores à votação um panfleto que dizia que por “decisão do Ministério Público”, a candidatura de Cristóvão estava regular no TSE, destacando que no site da instituição o candidato aparecia como “apto”.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), a candidatura de Cristóvão foi, como aparece no site do TSE, indeferida. O registro aparece como “apto” porque foi cadastrado como candidato antes da decisão que impugnou sua candidatura.
Os eleitores puderam realmente votar no pessedista, como o panfleto sugeria, pois não houve tempo para que as urnas fossem alteradas. Porém os votos computados para todos da sua coligação foram contabilizados como nulos.
Procurado, o MP de Luziânia citou uma nota publicada no dia 30/09 em que o órgão afirma que não confere atestado de idoneidade a candidaturas. Nesta nota, o Ministério afirma que seu papel é “tão somente apurar e investigar fatos que possam estar em desacordo com a legislação”. Dessa forma, não há decisão do órgão que possa ter oficializado a candidatura de Cristóvão.
Ao Jornal Opção o prefeito afirmou que não tinha conhecimento do material que fala em “decisão do MP”, pois o órgão não tem poder de decisão. Segundo ele, o recurso que apresentou ao TRE-GO deve ser aceito e, assim, ele assumirá novamente o cargo.
Resultado
[relacionadas artigos=” 77040″]
Após a votação, o candidato do PSD acabou vencendo Marcelo Melo por uma diferença de 718 votos. Entretanto, como a candidatura de Cristóvão segue indeferida, quem aparece no site do TSE como eleito é o tucano.
Cristóvão entrou com um recurso no TRE-GO contra a decisão. O julgamento deve ser realizado ainda nesta semana. Caso seja acolhido o recurso, é ele quem assume. Se a decisão for mantida, contudo, a situação em Luziânia continua indefinida, já que o atual prefeito pode recorrer ao TSE.