Prefeitos, deputado e governador se reúnem com Bolsonaro para discutir Entorno do DF
23 abril 2019 às 14h09

COMPARTILHAR
Medida Provisória que cria Região Metropolitana do DF deve ser apreciada na Comissão Mista nesta quarta-feira, 24

[relacionadas artigos=”179492″]
A apreciação da Medida Provisória 862/2018 na Comissão Mista da medida na Câmara dos Deputados foi adiada para quarta-feira, 24. A MP cria a Região Metropolitana do Distrito Federal, abrangendo municípios de Goiás e de Minas Gerais que margeiam a Capital do País.
Segundo o relator da matéria, o deputado federal por Goiás José Nelto (Podemos), a suspensão da votação que seria realizada nesta terça, 23, se deu devido à uma reunião sobre o assunto com o presidente Jair Bolsonaro (PSL) e o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.
O encontro se dará ainda nesta terça, 23, às 15h, e tem o objetivo de discutir a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride) e a possível denominação como Região Metropolitana. A reunião contará com a participação de 33 prefeitos de cidades do Entorno, do próprio relator, e do governador Ronaldo Caiado (DEM).
Nelto destaca que deu parecer favorável à medida, com a ressalva de que 20% do fundo Federal que é repassado ao Governo do Distrito Federal seja destinado à região. “Queremos o dinheiro, tem que ter um fundo garantido”, disse.
Governadores
O posicionamento parece ser um meio termo entre o posicionamento dos governadores do Distrito Federal e de Goiás. Gestor da Capital Federal, Ibaneis Rocha (MDB) já se mostrou favorável à aprovação da medida e disse que “quer apenas ajudar o povo mais necessitado do Estado”. “Sou filho de nordestino e sei o quanto é difícil não ter dinheiro para pagar a passagem de ônibus ou uma consulta em um hospital”, acrescentou.
Já o democrata tem feito críticas à MP assinada pelo então presidente Michel Temer em dezembro de 2018. “Eu estou com dificuldade de entender porque vamos abandonar uma Lei que existe desde 1998, a da Ride, para embarcar num projeto de metrópole sem dotação orçamentária. Esse projeto de Lei não apresenta nenhum fundo financeiro para financiar a metrópole. Onde é que está a dotação orçamentária? Não precisamos de mais um nome, precisamos é fazer a Ride funcionar”, disse.
Sobre isso, o Jornal Opção fez uma enquete pedindo a opinião da população sobre o assunto. Ainda está em tempo de votar: