Primeiro voo teste de avião elétrico da Embraer é divulgado

14 agosto 2021 às 10h52

COMPARTILHAR
O investimento em aeronaves eletrificadas da fabricante de aviões brasileira tem o objetivo de zerar as emissões de carbono até 2050

Nesta sexta-feira, 13, a Embraer divulgou o primeiro voo teste com um avião elétrico. Segundo a empresa, a viagem e seu desempenho foram avaliados há poucos dias. O ensaio faz parte do esforço da companhia em cumprir metas ambientais e de responsabilidade social divulgadas hoje em sua agenda ESG (sigla em inglês para políticas ambientais, sociais e de governança).
O investimento em aeronaves eletrificadas da fabricante de aviões brasileira tem o objetivo de zerar as emissões de carbono até 2050. Para atingir essa meta, tecnologias sustentáveis já estão sendo desenvolvidas. Além da eletrificação das aeronaves, a Embraer também desenvolve seu próprio modelo de “carro voador”, o eVTOL (na sigla em inglês para veículo elétrico de decolagem e aterrissagem vertical). O lançlamento do eVTOL com emissão zero está previsto até 2026.
Também está na pauta a utilização do chamado Combustível Sustentável para a Aviação (SAF), que não deriva de petróleo, mas outras fontes como óleos naturais e resíduos agrícolas. A utilização do hidrogênio verde também está na pauta. Segundo Carlos Alberto Griner, vice-presidente da Embraer, pelo menos 75% das emissões da aviação vêm do combustível.
O primeiro voo técnico com a aeronave EMB-203 Ipanema, totalmente eletrificada, foi realizado na unidade da Embraer em Gavião Peixoto, em São Paulo, esta semana. A empresa divulgou um vídeo com o voo teste durante a apresentação da agenda ESG. O Ipanema é um um avião de pequeno porte monomotor utilizado na agricultura na pulverização de fertilizantes e defensivos agrícolas.