O Partido dos Trabalhadores (PT) marcou a plenária para definir a pré-candidatura na disputa pela prefeitura de Goiânia em 2024. O evento com os filiados à legenda será no dia 28, a partir das 9h, na sede do diretório do partido em Goiânia.

No páreo para a disputa, três nomes foram colocados à mesa: a deputada federal Delegada Adriana Accorsi, o deputado estadual Mauro Rubem e o ex-reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG) e ex-candidato ao governo em 2020, Edward Madureira.

Quem se destaca nessa lista é Adriana Accorsi, que inclusive é cotada para assumir o Ministério da Justiça em uma eventual escolha de Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal (STF).

Apesar de ser a preferida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e aparecer bem colocada em pesquisas (aparece em terceira em pesquisa do Instituto Serpes), o diretório goiano ‘preferiu’ ir pelas vias democráticas, numa espécie de prévia, para definir quem encabeçará a chapa.

Accorsi deve concorrer ao Paço, caso seja ungida, pela terceira vez. Na primeira disputa, em 2016, ficou na quinta colocação com 46.103 e 6,73% das escolhas do eleitorado. Já em 2020, com o recuo do antipetismo no País e, consequentemente, em Goiânia, Accorsi chegou a 80.715 votos e chegou em terceiro na corrida eleitoral.

Outro fator que pesa a favor da petista é a indefinição do candidato da base do governo.

Leia também:

Eleições 2024: PT já trabalha para ter chapas montadas até dezembro em Goiás