Redução da maioridade penal é aprovada em segunda votação na Câmara
20 agosto 2015 às 09h12

COMPARTILHAR
PEC passou com 320 votos a favor e 152 contra. Matéria segue para o Senado

A Câmara dos Deputados aprovou na última quarta-feira (19/8) a PEC 171/93, que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos em casos de crimes hediondos — como estupro e latrocínio — e de crimes considerados graves — como homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte. O texto passou com 320 votos a favor e 152 contra e segue para apreciação no Senado Federal.
[relacionadas artigos=”43253″]
Na primeira votação, realizada em julho, a PEC foi aprovada com 323 votos favoráveis e 155 contrários. O texto aprovado é uma emenda dos deputados Rogério Rosso (PSD-DF) e Andre Moura (PSC-SE) que excluiu da proposta original, inicialmente rejeitada pelo Plenário, os crimes de tráfico de drogas, tortura, terrorismo, lesão corporal grave e roubo qualificado daqueles que para os quais a redução da maioridade valeria.
A PEC determina ainda que os jovens de 16 e 17 que forem presos devem cumprir pena em estabelecimento separado dos menores que cumprem medidas socioeducativas e dos maiores de 18 anos.
Dos 17 parlamentares goianos, 14 votaram a favor e somente Rubens Otoni (PT) se posicionou contra a redução. O deputado Fábio Sousa (PSDB) e a deputada Flávia Morais (PDT) estavam ausentes do plenário durante a votação
Confira a orientação de voto dos partidos
Sim
PMDB-PP-PTB-PSC-PHS-PEN
PSDB
PRB-PTN-PMN-PRP-PSDC-PRTB-PTC-PSL-PTdoB
PR
PSD
DEM
SD
Não
PT
PSB
PDT
PCdoB
PROS
PPS
PV
PSOL