“Se continuar assim, vai implodir o partido”, diz Bolsonaro após Valdemar elogiar Lula

15 janeiro 2024 às 15h22

COMPARTILHAR
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi filmado em conversa com seus apoiadores no Rio de Janeiro, na vila de Mambucaba, na cidade de Angra dos Reis. No vídeo divulgado pela Folha de S. Paulo, Bolsonaro responde, quando questionado a respeito das próximas eleições, que essa semana teve “um problema sério”, mas que não iria falar com quem. “Se continuar assim, vai implodir o partido”.
Bolsonaro continua, ao afirmar que existe membro no partido “dando declaração absurda, como ‘o Lula é extremamente popular'”. “Manda ele tomar um [cachaça] 51 ali na esquina ali. [Lula] Não vem”, disse o ex-presidente.
Mesmo sem um nome divulgado explicitamente, o histórico recente sugere se tratar de Valdemar Costa Neto, presidente do Partido Liberal (PL). Um vídeo, com trecho da entrevista feita pelo portal O Diário com Valdemar, em dezembro, viralizou no dia 12 de janeiro, na semana passada.
Após as fortes reações que vieram como consequência do vídeo, Valdemar Costa Neto se pronunciou a partir das próprias redes sociais (X, antigo Twitter). No dia 13 de janeiro, ele afirmou que a fala está “fora de contexto”. Ele afirmou ainda que quem não tem lealdade e fidelidade, não vive muito na política. “Sou leal ao Bolsonaro e fiel aos meus princípios”.
A declaração de Valdemar Costa Neto
Se trata de um depoimento em que o presidente do PL elogia as duas figuras, tanto Lula quanto Bolsonaro. Entretanto o recorte com mais visualizações e reproduções é do momento em que o político se refere ao presidente Lula como uma “figura de prestígio”.
Ele esclareceu que se referia a dois tipos distintos de prestígio: o líder com “popularidade” no caso de Lula e o líder com “carisma” no caso de Bolsonaro.
Leia também:
Em entrevista, presidente do PL de Bolsonaro tece elogios a Lula: “Tem muito prestígio”
Dados falsos: PF investiga filiação de Lula a partido de Bolsonaro