Servidores da educação de Senador Canedo anunciam greve geral

19 outubro 2023 às 13h21

COMPARTILHAR
Os professores e funcionários administrativos da área da educação de Senador Canedo realizram uma nova paralisação de serviços e um ato de protesto nesta quinta-feira, 19, em frente ao Paço Municipal. Em assembleia realizada na ocasião, ficou definido o indicativo de uma greve geral, que já pode começar na próxima segunda-feira, dia 23.
Segundo os manifestantes, não houveram avanços nas negociações junto ao prefeito do município e ao secretário de educação. Uma professora disse ao Jornal Opção, que 47 das 52 escolas do município já anunciaram que vão aderir a greve geral. Não haverá aulas, assim como não vai haver atendimento administrativo, com as escolas totalmente fechadas.
Professores afirmam que prefeito iniciou um projeto de conversão de horas-aula em hora-relógio, aumentando a carga horária em mais cinco horas/aulas e promovendo redução de salários. Eles reivindicam plano de carreira, pagamento de piso salarial para professores, fim do aumento das cargas horárias, reajustes nos salários dos administrativos, maior transparência com os gastos do FUNDEB e melhor qualidade na alimentação dos alunos.
A prefeitura de Senador Canedo disse estar ciente da possibilidade de greve e que as negociações continuam, que foi apresentado o plano de carreira na terça-feira, 17, e que vai continuar conversando com os servidores.
O secretário de Educação, Victor Pellozo, pediu mais tempo e prometeu apresentar uma proposta em 24h, ou seja, até o final desta sexta-feira, 20. Caso não haja acordo, a paralisação pode começar na segunda-feira, 23.
Victor ressaltou que mantém contato com os professores para que se chegue a um denominador comum. Ele ratifica que o município tem cumprido o piso salarial dos professores. “Os pontos reivindicados são o enquadramento dos servidores administrativos no quadro da Educação e o ajuste da carga horária e isso está sendo negociado”, explica a prefeitura.
Além disso, enquanto ocorria a manifestação, secretário apresentava plano de cargos e salários para a categoria. “O reajuste para os administradores está assegurado, metade nesse ano, e metade no ano que vem”, informa a prefeitura.
Leia mais: