COMPARTILHAR

Instituto responsável por ambas as unidades diz que pagamento será realizado assim que for realizado o “devido repasse” por parte do governo

Foto: Reprodução/SES-GO

Servidores do Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT) e do Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (CEAP-SOL) estão com os salários atrasados há onze dias. Ambas as unidades são administradas pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG) que, ao serem procurados pela reportagem, alegaram que a inadimplência se deve “à elevada inadimplência do Estado com as OSs”.

Apesar do portal da transparência do governo do Estado registrar um repasse realizado este mês para a OS, o Instituto esclarece que os recursos repassados na quinta-feira, 13, são referentes “ao passivo do mês de janeiro de 2019, e não representa a quitação de todas as demandas financeiras da unidade”.

O pagamento dos colaboradores, por sua vez, será realizado “assim que o Instituto receber o devido repasse de junho de 2019”, diz a nota. Na ocasião, também será minimizado “o grande atraso existente com fornecedores de materiais, medicamentos e serviços essenciais à assistência que compõem o custeio da unidade. Neste contexto de crise é que somos obrigados a realizar o necessário contingenciamento para manter a assistência com prioridade aos pacientes mais graves”, pontua o ISG.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) foi procurada pela reportagem, porém, não respondeu aos nossos questionamentos.