Surto de pneumonia desconhecida lota hospitais na China

22 novembro 2023 às 19h13

COMPARTILHAR
Um surto de pneumonia ainda desconhecida em Pequim, na China, provocou a sobrecarga do hospital da Capital chinesa, em Liaoning e outros hospitais da região. De acordo com relatos de jornais locais, as aulas estão à beira da suspensão. “Muitos estão hospitalizados, eles não tossem e não tem sintomas. Eles só têm uma temperatura alta (febre) e muitos desenvolvem módulos pulmonares”, disse um morador.
Um noticiário aponta ainda que há filas de pacientes nos hospitais de medicina tradicional chinesa e nos hospitais centrais. Um funcionário do Hospital Central de Dalian disse: “Os pacientes têm que esperar na fila por 2 horas, e estamos todos no departamento de emergência e não há ambulatórios gerais”.
Desde que a China parou de aderir à política de ‘zero’ no início do ano [2023], epidemias como gripe, e broncopneumonia eclodiram de tempos em tempos.
O sistema de vigilância ProMED-Mail, que produz e divulga relatórios globais de doenças infecciosas, disse que não foi possível identificar quando o surto começou e porque apenas as crianças estão sendo afetadas. “É muito cedo para projetar se esta poderia ser outra pandemia, mas como um sábio virologista da gripe uma vez me disse “O relógio da pandemia está correndo, nós simplesmente não sabemos que horas são”
Leia também:
Riscos dos pneumococos para crianças e adultos vão além de pneumonias
Lula adia viagem à China indefinidamente por conta de pneumonia