COMPARTILHAR

Nesta quarta-feira, 11, o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCMGO) instaurou uma Tomada de Contas Especial para investigar o atual prefeito de Itapuranga, Geraldo Paulo Fernandes (PT), conhecido como Paulo Imila. O motivo da apuração é a possível irregularidade em um contrato de R$ 5 milhões para obras de drenagem e pavimentação no município. O órgão identificou um superfaturamento de R$ 581.121,96 na obra, realizada no Setor Jardim Imperial.

O TCMGO foi provocado a atuar, movido por representação de vereadores que apontaram suspeitas no Contrato n. 160/2022 e seus termos aditivos, firmado entre a prefeitura e a empresa Saturno Comercial e Serviços Eireli – ME. Entre as falhas, estão supostas medições superfaturadas, serviços pagos e não executados, obras refeitas por deterioração após o abandono da empresa e problemas técnicos que exigiram reparos.

Como prefeito, a investigação sobre o possível superfaturamento pode prejudicar Paulo Imila, bem como o secretário Municipal de Gestão, Planejamento e Finanças, Rogério da Costa Miranda. Também foram notificadas as empresas Saturno Comercial e Serviços Eireli e a Petrus Engenharia, Construção e Administração Ltda., que participaram da obra.

Os envolvidos têm um prazo de dez dias para apresentar defesa ao TCMGO. Caso as defesas não sejam aceitas, o Tribunal poderá julgar as contas irregulares e imputar o débito aos responsáveis, além de aplicar multas e comunicar a decisão ao Ministério Público Estadual para as devidas providências.