A chamada direita livre será implementada, a partir desta quarta-feira, 10, em três cruzamentos de Goiânia. Os primeiros locais contemplados por esse projeto são os cruzamentos da Avenida Anhanguera com a Raposo Tavares, no Bairro Capuava; da Avenida Perimetral com a Avenida Noroeste, no Nova Esperança; e da Avenida Goiás Norte com a Avenida Oeste, no Setor Norte Ferroviário.

A implementação dessas faixas de conversão à direita segue as diretrizes da Lei 14.071/20, que passou a vigorar em abril de 2021 e introduziu o Art. 44-A ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Tal legislação autoriza a realização de conversão à direita mesmo diante do sinal vermelho do semáforo, desde que haja sinalização específica permitindo essa manobra.

Segundo a equipe de engenharia da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), foi feita uma análise detalhada da viabilidade da implantação, levando em consideração a geometria e circulação dos cruzamentos, a visibilidade dos pedestres, possíveis conflitos, fluxos opostos, tempos semaforizados, bem como a demanda de passagem de pedestres e a intensidade do fluxo nas pistas.

“É importante dizer que, assim como em qualquer outro cruzamento, os motoristas devem estar atentos à movimentação das pistas e às placas, que mostrarão claramente onde a conversão poderá ser feita”, explica o titular da Mobilidade, Marcelo Torrubia.

Cruzamentos com direita livre:

  • Avenida Anhanguera x Raposo Tavares, Bairro Capuava
  • Avenida Perimetral x Avenida Noroeste, Nova Esperança
  • Avenida Goiás Norte x Avenida Oeste, Setor Norte Ferroviário

Leia também: