A partir de agora, motoristas da Uber terão a opção de solicitar um código PIN aos passageiros antes de iniciar a viagem, uma medida voltada para aumentar a segurança durante as corridas. O recurso, chamado U-Código, foi anunciado pela empresa nesta quinta-feira (7) e já está disponível para ser ativado pelos motoristas que optarem por utilizá-lo. O objetivo é garantir maior confiabilidade tanto para motoristas quanto para passageiros, ao verificar a identidade de cada parte antes de iniciar o trajeto.

Para usar o U-Código, o motorista precisa habilitar a função diretamente na “Central de Segurança” do aplicativo, na opção “Verificação de U-Código”. Quando ativado, o passageiro terá de informar o PIN gerado automaticamente pelo sistema. Mesmo que o usuário não tenha configurado o U-Código em sua conta, ele será obrigado a fornecer o código, caso o motorista tenha ativado a funcionalidade. O recurso é opcional e pode ser ativado ou desativado a qualquer momento pelo motorista.

A Uber explicou que a nova ferramenta já estava sendo testada em algumas cidades do Brasil e agora será ampliada para todos os motoristas do país. A empresa destacou que, além do nome, foto, placa e modelo do veículo, o U-Código ajudará a aumentar a segurança, permitindo que o passageiro verifique se está entrando no carro correto. A medida vem como uma forma de garantir mais tranquilidade aos usuários, especialmente em viagens que envolvem maior risco.

Passageiros também poderão habilitar o recurso em suas contas, acessando a opção “Verifique sua Viagem” nas configurações do aplicativo. Eles poderão, inclusive, optar por usar o U-Código apenas no período noturno, entre 21h e 6h, se assim desejarem. A Uber ressaltou que a mudança faz parte de um esforço contínuo da empresa para melhorar a segurança das viagens, tanto para motoristas quanto para passageiros.

Leia também Inteligência Artificial alcança aplicativos de mensagens: saiba como limitar acesso das ferramentas;