Chegou a tão aguardada temporada de férias para as crianças, e para garantir que esse período seja proveitoso para toda a família, Palila Auad, terapeuta ocupacional compartilha valiosas dicas para os pais.

“Para tornar a programação mais atrativa, é preciso oferecer uma variedade de atividades divertidas e educativas. Destacam-se as atividades lúdicas, que proporcionam prazer, divertem todos os participantes e são essenciais para o desenvolvimento das crianças, estimulando habilidades cognitivas, sociais e emocionais”, introduz Palila.

A profissional destaca ainda a importância da participação direta dos pais nessas atividades. “A proximidade da família contribui para o desenvolvimento cognitivo e físico das crianças, moldando aspectos emocionais essenciais para uma infância equilibrada e saudável”, completa.

Entre os diversos benefícios, Palila destaca o fortalecimento de vínculos, o aumento do senso de pertencimento e o aprimoramento da autoestima das crianças.

Para tornar esse período mais empolgante, sugere atividades ao ar livre, estimulando o exercício físico em um ambiente agradável, ajudando a gastar energia e proporcionando uma sensação de bem-estar. Oficinas de arte, música, dança, culinária e ciências também são opções para permitir que as crianças explorem sua criatividade e aprendam de forma divertida.

Os acampamentos temáticos, como esportes, aventura, teatro ou ciências, oferecem uma perspectiva educativa e a oportunidade de fazer novos amigos.

A criação de dias temáticos em casa, como dia de cinema, dia de jogos de tabuleiro, dia de culinária ou dia de arte, é uma superdica para manter as crianças entretidas e envolvidas.

Incentivar a leitura recreativa também é recomendado. “A leitura desperta o interesse e estimula a curiosidade. Crie um espaço aconchegante, estabeleça metas para as férias e promova debates sobre os conteúdos lidos para ativar o raciocínio e o senso crítico”, orienta Palila.

Viagens em família, mesmo curtas, são fundamentais para uma pausa na rotina e para criar memórias duradouras. “Reserve um tempo especial para atividades em família, fortalecendo os laços e criando um ambiente acolhedor. Todo o tempo investido nas atividades compartilhadas é fundamental para o bem-estar emocional e psicológico das crianças”, destaca.

É importante lembrar que as atividades devem ser adaptadas à faixa etária e aos interesses das crianças, envolvendo-as na escolha da programação. “O equilíbrio entre tarefas educativas e momentos de lazer contribui para um período de férias escolares mais atraente e enriquecedor”, reafirma Palila.

Sobre o ócio, a terapeuta ocupacional alerta que é necessário ter cuidado. “Deixar as crianças descansarem é válido, porém, o excesso de ociosidade pode desencadear sedentarismo, falta de propósito e isolamento social, impactando inclusive na rotina do sono”, adverte a terapeuta da Hapvida NotreDame Intermédica.

Leia também:

Levantamento aponta Goiânia com um dos destinos mais buscados para férias na América Latina

Secult promove exposições diversas em Goiânia em janeiro